A importância da segurança do trabalho durante a pandemia
A importância da segurança do trabalho durante a pandemia – A pandemia da Covid-19 alterou o cotidiano das pessoas e as formas de trabalho nas
empresas do mundo todo. O home office, a flexibilização de horários e o ensino a distância, por exemplo, são práticas que passaram a ser largamente utilizadas. Ao mesmo tempo, setores ligados à saúde, incluindo a segurança do trabalho, vêm sendo protagonistas no combate e na prevenção da doença causada pelo novo coronavírus.
Tanto no período de lockdown, quanto na retomada gradativa das atividades presenciais nos diferentes setores econômicos, coube e cabe aos profissionais da área de segurança do trabalho a elaboração de estratégias e a implementação das medidas para resguardar a saúde física e mental dos trabalhadores.
Da mesma forma, todas as atividades consideradas essenciais, que sempre se mantiveram abertas ao público ou funcionando para produzir e disponibilizar suprimentos, tiveram que adotar medidas de redução dos riscos de contágio sob orientação desses prevencionistas.
MEDIDAS – A importância da segurança do trabalho durante a pandemia
Para cumprir seu papel corretamente e de acordo com a nova realidade, os profissionais da segurança do trabalho precisam acompanhar em tempo real o cenário epidemiológico local e global. Também devem observar as recomendações das autoridades competentes locais, da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização internacional do Trabalho (OIT).
É importante que eles orientem e fiscalizem os trabalhadores quanto ao uso correto das máscaras de proteção e dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) específicos de cada setor. A higienização, a troca e o descarte dos materiais também devem receber total atenção.
Para os ambientes laborais, o que inclui aqueles com atendimento ao público, além das medidas de proteção individual de cada funcionário, é preciso que a segurança do trabalho elabore e coloque em prática medidas que propiciem o distanciamento entre todas as pessoas e o máximo de higiene possível.
É importante que as superfícies tocadas com frequência sejam limpas constantemente. Os funcionários devem dispor de local adequado para fazerem a higiene das mãos a todo momento, além de ter o álcool em gel sempre disponível e ao alcance das mãos. Os locais devem estar sempre ventilados.
CAPACITAÇÃO
Deve fazer parte do protocolo de prevenção o fornecimento de treinamentos educacionais e materiais informativos sobre segurança do trabalho, incluindo práticas de higiene adequadas e a implementação de controles no ambiente laboral.
Também é importante que haja protocolos relacionados ao isolamento de pessoas possivelmente infectadas. O funcionário com suspeita da doença deve ser isolado imediatamente e, junto a todos os demais funcionários, fazer exames para confirmação da Covid-19. O estabelecimento deve ser fechado e desinfetado antes de voltar a atender o público.
Outro ponto fundamental é o controle por meio de testes de rotina para identificar a contaminação do quadro de funcionários. É de extrema importância, ainda, que se forneça apoio à saúde mental de todos os trabalhadores.
ORIENTAÇÕES
A Portaria Conjunta nº 20 do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, de 18 de junho de 2020, estabelece as medidas a serem observadas visando prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 nos ambientes de trabalho. Acesse: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-conjunta-n-20-de-18-de-junho-de-2020-262408085.