Qual a importância dos calçados antiestáticos?
Qual a importância dos calçados antiestáticos? Os calçados antiestáticos ou dissipativos, cuja simbologia é A, evitam, removem ou reduzem a formação de eletricidade estática corporal. Fazer uso desse Equipamento de Proteção Individual, portanto, é muito importante, porque protege o trabalhador ao evitar centelhas de ignição nos ambientes laborais.
A eletricidade estática ocorre, em geral, por meio da interação pessoa-objeto, por conta de um desbalanceamento de elétrons. Há influência do tipo de material, da velocidade de contato e da separação dos corpos, da umidade e de diversos outros fatores.
Essa é a explicação dos choques no contato com superfícies metálicas ou da passagem da eletricidade de um campo sobrecarregado para outro menos carregado, quando a faísca passa entre os dois.
Embora inofensiva na maioria das vezes, a descarga eletrostática pode ser muito perigosa em algumas situações. Por isso, em áreas de atuação profissional nas quais há presença de substâncias e gases inflamáveis, como indústrias bélicas e petroquímicas, postos de gasolina e transporte de combustível, é imprescindível o uso de calçados antiestáticos. Tais EPIs possibilitam a dissipação das cargas eletroestáticas para o chão.
ALÉM DA SEGURANÇA
Além de manter a saúde e a segurança de seus usuários, os calçados antiestáticos trazem outro importante ROI (Retorno do Investimento) às empresas. Isso porque ajudam a eliminar problemas relacionados à parte eletrônica em maquinários.
Estudos feitos na Europa indicam que 30% desses problemas se devem à eletricidade estática quando acumulada no corpo do operador ou responsável pela manutenção do equipamento. Isso porque componentes sensíveis, como microchips e semicondutores, podem ser afetados pela eletricidade estática acumulada no colaborador.
O uso desses EPIs, que evitam prejuízos e incômodos com tempo perdido, perda de conexão em rede, de dados de peças eletrônicas, reinício de um computador ou de um sistema operacional, traz outros importantes benefícios. Com o aumento do rendimento de máquinas e equipamentos protegidos da eletricidade estática, cresce a satisfação, tanto dos funcionários, quanto do cliente final.
Entre as principais razões que levam companhias a desenvolverem programas de utilização de equipamentos antiestáticos, está justamente a redução de custos, que pode chegar a 1.000% ao ano conforme obra publicada pelo norte-americano Ted Dangelmayer. Desde a década de 1970, ele desenvolve programas de ESD (descarga eletrostática).
CONFIABILIDADE
A Safetline produz calçados antiestáticos com uma resistência elétrica média de 50 MΩ (megaohms) conforme os requisitos da norma ABNT NBR ISO 20345 (EPI – Calçado de Segurança). Trata-se de um marco para a confiabilidade dos produtos, tanto que fornece esse tipo de EPI para as empresas mais criteriosas do mercado, entre elas, indústrias bélicas.
Os modelos antiestáticos da marca recebem um selo de identificação internacional para serem localizados sem a necessidade do teste de resistência elétrica.