Qual o calçado de segurança ideal para trabalhadores na indústria da construção?

Qual o calçado de segurança

Qual o calçado de segurança

Qual o calçado de segurança ideal para trabalhadores na indústria da construção? – Para que os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais sejam evitados na indústria da construção, é necessário o cumprimento das normas regulamentadoras de Segurança e Saúde do Trabalho, com destaque para as NRs 6 (Equipamentos de Proteção Individual), 12 (Máquinas e Equipamentos), 18 (Indústria da Construção) e 35 (Trabalho em Altura).

Os trabalhadores da indústria da construção, além de contarem com Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), precisam usar EPIs adequados para ficarem protegidos contra os riscos existentes em seus ambientes laborais. Um desses importantes equipamentos é o calçado de segurança, que também deve oferecer conforto absoluto ao usuário.

RISCOS – Qual o calçado de segurança ideal para trabalhadores na indústria da construção?

Entre os riscos ocupacionais mais comuns aos quais os trabalhadores da indústria da construção podem ficar expostos, estão de queda de altura, choque elétrico e lesões nas mãos e pés. O contato com produtos químicos, umidade e objetos perfurocortantes também pode prejudicá-los.

O calçado de segurança, portanto, precisa protegê-los, por exemplo, contra perfurações por pregos e outros materiais, escorregões e queda de objetos pesados capazes de causar esmagamento dos pés.

Outro fator que determina a necessidade do calçado de segurança adequado é o uso constante de água nas obras. Os produtos impermeáveis ou hidrorrepelentes, portanto, são os mais indicados para evitar o contato direto, seja com água, seja com outras substâncias misturadas a ela que podem causar danos à pele.

MODELOS

Entre os principais modelos de calçado de segurança para trabalhadores da indústria da construção disponíveis no mercado de SST, estão botas, botinas e coturnos fabricados com couro ou microfibra hidrofugados.

As modernas tecnologias de que esses produtos dispõem também incluem biqueiras de aço ou composite, solados bidensidade aderentes ao solo e que amortecem impactos, palmilhas antiperfuro, protetores de metatarso e reguladores térmicos internos.

Outro quesito importante é o design do calçado para os trabalhadores da indústria da construção. Hoje o mercado dispõe de opções que, além de protegerem os pés do usuário, são esteticamente agradáveis, com uma variedade de cores e formas que possibilitam a segurança com estilo.

A Safetline tem em seu portifólio diferentes modelos de calçados profissionais desenvolvidos com todas as exigências e certificações necessárias para o trabalho seguro na indústria da construção.