Segurança no trabalho em altas temperaturas
Segurança no trabalho em altas temperaturas
O trabalho em altas temperaturas é comum para profissionais dos mais diferentes setores, como, por exemplo, da indústria alimentícia, metalurgia, siderurgia, assim como nas atividades com solda, sob o sol ou em incêndios. Para garantir a integridade física e mental desses trabalhadores, a atenção ao seu conforto térmico é de suma importância e exigida por lei.
Na maioria dos casos, além da adoção de medidas administrativas e coletivas de segurança e saúde do trabalho, faz-se necessário o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), entre eles, vestimentas, máscaras, óculos, luvas e calçados adequados.
As más consequências da exposição das pessoas aos riscos do trabalho em altas temperaturas sem a devida proteção incluem as queimaduras em diferentes níveis de gravidade e a desidratação, que prejudica o funcionamento do organismo e pode causar alucinações. A longo prazo, as consequências podem ser infertilidade masculina, problemas de visão e câncer de pele.
RESISTÊNCIA
Para protegerem os pés dos usuários adequadamente, os calçados profissionais próprios para o trabalho em altas temperaturas e/ou com solo aquecido, é imprescindível o uso de calçados profissionais com solados de alta resistência ao calor por contato. Esse importante EPI, que recebe a simbologia HRO, permite a execução de tarefas em situações extremas e é obrigatório para profissionais como bombeiros e escarfadores.
Os calçados da linha Vulcano da Safetline levam a simbologia HRO, porque foram desenvolvidos especificamente para trabalhadores que atuam em situações extremas, proporcionando grande conforto térmico aos usuários. Tais modelos da marca têm, como componentes fundamentais, solados de borracha nitrílica bidensidade injetados diretamente nos cabedais que suportam temperaturas superiores a 300ºC durante um minuto.
A Safetline também dispõe em seu portifólio de modelos de calçados profissionais com isolamento ao calor do conjunto do solado (HI) aprovados com distinção nos ensaios de determinação da resistência. São próprios para o trabalho em altas temperaturas em que o calor excessivo pode causar lesões graves como queimaduras.